ALMEIDA, Doris Soares. Introdução à linguística aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira. UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
No artigo: Introdução
à linguística aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de
aula de língua estrangeira, a Dra. Doris de Almeida Soares (UFRJ),
tenta demonstrar ao leitor sobre as funções, e o que é, a
linguística aplicada e sua aplicabilidade atual com as pesquisas
sobre o ensino da língua estrangeira.
É verificado que o
autor divide o texto em duas partes sendo o primeiro uma parte
história da disciplina e seguir diversos exemplos de questões para
sala de aula.
Na parte histórica, a
autora informa que se deu o início do que viria a ser a linguística
aplicada durante o período da segunda guerra mundial, demonstrando
um método criado para que os soldados aprendessem mais rapidamente
os idiomas para os quais seriam expostos.
Após estes eventos,
continuou-se o desenvolvimento da área da linguística aplicada, com
os surgimentos do Centro de Linguística Aplicada, entre outros.
Durante os anos 80, inicia-se o processo pela busca da
interdisciplinaridade, tendo em vista que seu crescimento demonstrou
que o potencial muito mais além do que os campos de ensino de língua
estrangeira.
A autora cita
também que este processo levou ao fortalecimento desta área no
Brasil, com a criação de mais programas em pós-graduações e
associações destinadas ao assunto.
Já um exemplo dado
pela autora de questões de pesquisa em sala de aula foi o ensino de
redação nos padrões acadêmicos para alunos no início da educação
superior.
No artigo a autora
demonstra de forma clara e objetiva uma introdução a linguística
aplicada e a metodologia escolhida por ela ajuda a compreender melhor
a disciplina, assim como explica com clareza os seus importantes
campos de atuação, com maior foco para o ensino da língua
estrangeira. É uma leitura que pela sua fácil compreensão é
recomendada até mesmo para os estudantes de níveis iniciais.
Ugo,
ResponderExcluirA resenha apresenta uma síntese limitada do texto-fonte, atendo-se pouco aos aspectos mais relevantes do texto resenhado. Isso se deve, especialmente, ao tamanho do texto (aquém do que foi solicitado). A análise crítica limita-se à conclusão.
Em um novo post, reescreva a resenha corrigindo os problemas apontados.
NOTA: 4