sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Resenha Crítica - Artigo

ALMEIDA, Doris Soares. Introdução à linguística aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira. UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.

No artigo: Introdução à linguística aplicada e sua utilidade para as pesquisas em sala de aula de língua estrangeira, a Dra. Doris de Almeida Soares (UFRJ), tenta demonstrar ao leitor sobre as funções, e o que é, a linguística aplicada e sua aplicabilidade atual com as pesquisas sobre o ensino da língua estrangeira. 
É verificado que o autor divide o texto em duas partes sendo o primeiro uma parte história da disciplina e seguir diversos exemplos de questões para sala de aula.
Na parte histórica, a autora informa que se deu o início do que viria a ser a linguística aplicada durante o período da segunda guerra mundial, demonstrando um método criado para que os soldados aprendessem mais rapidamente os idiomas para os quais seriam expostos.
Após estes eventos, continuou-se o desenvolvimento da área da linguística aplicada, com os surgimentos do Centro de Linguística Aplicada, entre outros. Durante os anos 80, inicia-se o processo pela busca da interdisciplinaridade, tendo em vista que seu crescimento demonstrou que o potencial muito mais além do que os campos de ensino de língua estrangeira.
 A autora cita também que este processo levou ao fortalecimento desta área no Brasil, com a criação de mais programas em pós-graduações e associações destinadas ao assunto.
Já um exemplo dado pela autora de questões de pesquisa em sala de aula foi o ensino de redação nos padrões acadêmicos para alunos no início da educação superior.


No artigo a autora demonstra de forma clara e objetiva uma introdução a linguística aplicada e a metodologia escolhida por ela ajuda a compreender melhor a disciplina, assim como explica com clareza os seus importantes campos de atuação, com maior foco para o ensino da língua estrangeira. É uma leitura que pela sua fácil compreensão é recomendada até mesmo para os estudantes de níveis iniciais.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Atividade 2: Artigo Científico e Justificativa

Título do Artigo: Introdução à Linguística Aplicada e sua utilidade                              para as pesquisas em sala de aula de língua                                        estrangeira.

    Este artigo é de autoria Profª Drª Doris de Almeira Soares graduada em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela UERJ, especialização em Língua Inglesa (UERJ), Mestrado em Interdisciplinar de Linguística Aplicada (UFRJ) e Doutorado em Letras (PUC-Rio).
    Foi escolhido este artigo para ser abordado neste blog por seguir todos os pré-requisitos orientados pelo professor e também por oferecer inicialmente um panorama histórico do assunto, informando os leitores deste artigo sobre o desenvolvimento da Linguística Aplicada nos últimos 60 anos, assim como visa também auxiliar na solução de problemas relacionados ao uso da linguagem em contextos sociais.  Evidencia também importantes áreas de interesse, esclarecendo os usos mais importantes e suas aplicabilidades, como estudo da língua materna e da língua estrangeira, bem como a sua utilização no âmbito da formação do docente.

Este artigo pode ser encontrado no seguinte link:
http://www.filologia.org.br/revista/40suple/introdao_a_linguistica%20.pdf




terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atividade 1: Resumo da Apostila


     A Apostila de produção de textos acadêmicos, após sua leitura, trata de certa forma como um manual para ensinar as convenções e protocolos da Universidade. Uma convenção abordada com grande importância é a linguagem. Através do domínio desta convenção, o graduando pode desenvolver-se com mais qualidade a sua vida acadêmica. Convêm também salientar que a linguagem utilizada na universidade trata-se de uma linguagem de abordagem mais técnica, com padrões sistemáticos típicos do universo acadêmico.
      Para o acadêmico é necessário entender a relevância da pesquisa em sua formação profissional, assim como entender os métodos usados para se atingir resultados úteis e de valor científico, chamados de "métodos científicos", pois através deste conjunto de normas e critérios, que exigem também detalhes precisos sobre o processo utilizado para a realização da pesquisa, ganham credibilidade no universo científico.
     A apostila também esclarece os vários tipos de eventos realizados na Universidade, assim como os vários tipos de formação e títulos dados aqueles que participam de tais eventos.